Universidade Estadual inaugura Presépio Natalino no Museu de Arte Popular da Paraíba

26 jun 2014

Montagem-natalinaA Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) inaugurou, na noite de sexta-feira (20), o Presépio Natalino da Instituição, instalado no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), às margens do Açude Velho. A iniciativa, que brinda Campina Grande com mais um belo adorno relativo às comemorações do período, reafirmar o permanente compromisso da UEPB com a cultura, indo das manifestações populares às tradições religiosas.

SanfoneirosO presépio, que permanece no local até o dia 15 de janeiro, conta com 16 peças, é feito de materiais recicláveis, a exemplo de papelão e jornal, e foi confeccionado por seis artistas locais, do Grupo Ecociclos, que a partir de resíduos sólidos criam peças carregadas de emoção e conteúdo estético. A noite de inauguração do presépio também contou com uma apresentação do Grupo Sivuquiando, que integra a oficina de sanfona da UEPB, e do Grupo de Percusão Regional, que tocaram canções natalinas e clássicos de Luiz Gonzaga, como Asa Branca.

De acordo com o reitor da UEPB, professor Rangel Junior, a instalação de um presépio natalino no Museu de Arte Popular da Paraíba antecipa uma das iniciativas do espaço, que será a de apresentar exposições temáticas, oferecendo oportunidades aos artistas locais para que mostrem sua arte e o engenho de seus ofícios. Ele acrescentou que com esta iniciativa a UEPB se junta à Prefeitura Municipal para que o Natal campinense se encha de brilho e alegria, proporcionado à população um cenário de luz, em um local de referência histórica como o Açude Velho, aliado a um presépio natalino em tamanho natural, festejando o mais importante acontecimento da cristandade católica e que certamente se incorporará a memória local.

ChicoO pró-reitor de cultura da UEPB, Chico Pereira, destacou que a montagem do Presépio Natalino da UEPB, ancorada em princípios contemporâneos de sustentabilidade, serve para perpetuar uma antiga tradição cristã que nos emociona e faz pensar. “É bonito de se ver e bom para refletir. O presépio permanecerá vivo enquanto houver uma chama de esperança e de crença no coração dos homens”, ressaltou.

Como o projeto começou

A ideia de realizar o presépio surgiu durante a realização do Congresso Universitário da UEPB, realizado no início do mês, no Câmpus de Bodocongó. Na ocasião, o Grupo Ecociclos participou do evento, mostrando suas técnicas e envolvendo a comunidade universitária no processo de produção de peças artísticas, decorativas e utilitárias, a partir dos resíduos sólidos.

Tendo como principal objetivo a educação ambiental e o trabalho social, a UEPB abraçou o projeto, que foi estendido a uma comunidade do bairro do Monte Santo, em Campina Grande, onde os artistas do Ecociclos realizaram atividades entre os dias 10 e 12 de dezembro, ensinando aos participantes o passo a passo da arte e da reciclagem.

Conforme um dos integrantes do Ecociclos, Hermógenes Araújo, foram 30 dias de intenso trabalho para que o Presépio Natalino da UEPB ficasse pronto e seis artistas integraram o projeto. “Esta parceria entre o Grupo Ecociclos e a UEPB certamente se coaduna com as iniciativas promovidas pela Universidade em relação ao meio ambiente, sejam oriundas das próprias atividades acadêmicas ou de outras ações, onde a Instituição mantém permanente compromisso com a preservação da natureza. Nesse contexto, a presença da arte é muito favorável e abre novas perspectivas”, afirmou.

Rua Doutor Severino Cruz - Centro
Campina Grande - PB