Museu de Arte Popular da Paraíba sedia lançamento de “Inventário Lírico da Rainha da Borborema”

10 nov 2014

DSC_2051 Será lançado na próxima sexta-feira (10), às 18h30, no Museu de Arte Popular (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, o livro “Inventário Lírico da Rainha da Borborema – 150 anos de poesia”, publicado por A União e organizado pelos escritores Bruno Gaudêncio e José Edmilson Rodrigues.

São mais de 40 poemas de autores dos mais representativos de Campina Grande. Para a pesquisa foram realizadas leituras de diversos livros, entre coletâneas, outras antologias e até revistas e jornais. “Tudo isso para conseguirmos o maior número possível de poemas, de diferentes estilos e épocas, para compor minimamente um panorama da poesia de Campina Grande, como também sobre a poesia sobre Campina Grande”, avaliou Bruno Gaudêncio.

Há poemas de autores surgidos no início do século XX, como é o caso de Lino Gomes da Silva e Anézio Leão, com produções sobre a cidade. Há, ainda, representada geração dos anos 1950, com Ronaldo Cunha Lima, Raymundo Asfora. A obra alcança ainda os mais contemporâneos, dos poetas surgidos nos anos 1970, até os mais atuais, como Fidélia Cassandra, Ed Porto e Thiago Lia Fook, entre outros.

“Em todos os capítulos do livro, o tom é de exaltação a Campina Grande. Não poderia ser diferente. Como não cantar Campina Grande tendo passeado em suas ruas, provado sua gastronomia e, entre conversas no calçadão da Cardoso Vieira, sentido aquele clima que torna a cidade diferente da sina de muitas metrópoles nordestinas, sempre tão associadas ao calor e ao sol?”, observa o poeta e jornalista Linaldo Guedes, no prefácio do livro.

O lançamento, promovido pela A União – Imprensa Oficial do Estado da Paraíba, contará com a apresentação de uma dupla de cantadores – Tião Lima e Afonso Camelo – que improvisarão sobre o aniversário de Campina Grande. O livro será vendido, promocionalmente na ocasião, ao preço de R$ 15.

Integrando as comemorações de aniversário da cidade, o Museu de Arte Popular traz algumas novidades. Será inaugurado na sexta-feira o Café Comadre Sebastião, que venderá artesanato e lanche aos presentes. A professora Joseilda Diniz preparou uma exposição com cordéis que falam sobre a história de Campina Grande, bem como na parte de música será disponibilizada ao público uma seleção, feita por Sandro Dupain, de canções que homenageiam a Rainha da Borborema.

Rua Doutor Severino Cruz - Centro
Campina Grande - PB